Em uma região em que a menor temperatura no ano são 22ºC não há preocupação: o melhor é abrir a casa ao máximo à luz do sol, à brisa que vem do mar e à paisagem que mistura verde e azul. Em Mata de São João, na Bahia, esta casa de praia foi erguida para uma experiência intensa com a natureza, no projeto do escritório Architects + Co.
Quem entra avista sem interrupções a piscina com deck molhado (a popular prainha) com espaço para hidromassagem ao lado. Conectado a ela está o espaço gourmet, com espaços abertos para contemplar a vista.
O forro de madeira ripado e o piso compõem uma moldura para o azul da piscina e o verde da mata. “As linhas retas ganham equilíbrio das formas orgânicas da natureza, na paisagem”, observa o arquiteto Caio Bandeira, que lidera o escritório ao lado de Tiago Martins.
Repare ao fundo os brises na varanda: são uma solução para dar privacidade em relação aos vizinhos, além de permitirem controlar a entrada de luz e ventos.
Do outro lado da varanda, um espaço de estar tem o mesmo controle de brises, que podem ser abertos durante o dia e fechados à noite.
Protegida por esquadrias de madeira com vidro, a área gourmet tem ilha e churrasqueira revestidos por pedra natural.
Dentro de casa, mais um espaço para receber amigos — o mesmo piso reveste toda a área social, aumentando a sensação de amplitude.
“Não é comum as pessoas adotarem estante em casa de praia. Trouxemos a proposta em uma sala de estar aconchegante, mesmo na praia”, aponta Caio.
No quarto de casal, os tons claros dão ares paradisíacos para ver a mata e, no horizonte, o mar.